sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dicas - Aposte nisso

Jogue fora aquilo que você ouviu sobre gravida comer por dois. A grávida tem que se nutrir por dois e não engordar duas vezes.
-O que se deve:
Ingerir no máximo um tipo de carboidrato, pois o processo do seu organismo é muito mais lento para digerir um só, imagine dois ou mais. Você vai se sentir estufada e muito mal. Ou macarrão, ou arroz ou purê, por exemplo.
Bastante Legumes e verduras, crús ou cozidos e bem lavados.
Ovo, peixe e carnes bem passados.
Sucos e Frutas.
Água de côco.
Alimentar-se de 3 em 3 horas ou 2 em 2 horas, com quantidades bem menores de alimentos.
Usar bastante hidratante, ou óleos - Evitar estrias.
Usar sutiãs de boa sustentação do começo ao fim, pode ser desde já os de amamentação, pois proporcionam maior sustentação e conforto.
Calcinhas que sustentem a barriga, mas que não prendam a circulação.
Beber pelo menos 1,5l de água diários. Se o clima estiver seco, dobre a quantidade de hidratação e água.
-Prisão de ventre, antes da gravidez ja sofria bastante e depois só piorou. Eu descobri que comer mamão em jejum, tomar o activia em jejum tembém, regula muito meu intestino e eu me livro das prisões de ventre. Nada de tomar laxantes nem chás laxativos.

-Mudar de humor, ficar muito estressada e as vezes querer chorar também, são muito comuns.
  
-Tomar ácido fólico e polivitamínicos desde a primeira semana é muito importante para formação dos tubos neurais. Alguns polivitamínicos ja vêm com ácido fólico, mas isso não é suficiente, pois cada cápsula deve obter mais ou menos 1mg, quando deve ser ingerido pelo menos 5mg. Os polis vão ser necessários a complementação de cisas que você não ingere diariamente, até porque seu bebê sempre suga todos os seus nutrientes e você sempre precisará de mais.

Dicas - Evitar


Agora você tem uma vida pequenina dentro de você, largue fora seu egoísmo de pensar só em si e vamos ajeitar nossos hábitos! Tudo que fazemos, reflete muito mais no bebê do que em nós mesmas, então todo cuidado é pouco.

Deve-se evitar:

Cafeína - chocolate preto, café, coca-cola.
Gordura
Açúcar em excesso
Sal em excesso
Álcool - Deficiências no feto, má formação de alguns órgãos (coração, cérebro, esqueleto) problemas de visão ou audição, deformação facial, dificuldades de aprendizado, tudo isso no bebê.
Fumar e inalar fumaça do cigarro - intoxica o sangue que é levado ao bebê, o monóxido de carbono diminui a quantidade de O² levado a ele. A nicotina leva ao extreitamento dos vasos sanguíneos e assim diminuem a quantidade de nutrientes levados. Afeta pulmão coração e cérebro do bebê e pode gerar dependência química do mesmo. Além disso a maior chance de parto prematuro e baixo desenvolvimento do feto. e o pior de tudo um ABORTO.
Carne mal passada - devido a toxoplasmose
Maricos - risco de salmonelas
Queijo fresco de leite não pasteurizado - devido a brucelose
Comidas muito condimentadas vão aumentar a má digestão e azias.
Qualquer tipo de drogas (remédios) - causam mesmo efeito do álcool e do cigarro. Apenas Dramin, Anti-ácidos, antigases que não seja a base de dipirona e os que seu médico lhe permitir.
Nada de usar saltos, evite o cansaço das pernas, a má circulação e as varizes.
Uso de qualquer chá durantes as 12 primeiras semanas. Maioria deles são abortivos.
Uso de tintas e produtos fortes e com amônia - Assim como qualquer droga, trazem problemas fetais.

Algumas dúvidas, cuide-se!


Estou eu aqui com 13 semanas e postando para vocês algumas dúvidas as quais eu tive e ainda tenho muitas, mas a medida que for esclarecendo irei postando.

-Lembre-se de não guardar muito os sentimentos para si, tudo isso se refletirá no seu bebê que ja adiquire isso desde a primeira semana, isso é um dos principais motivos do contra aborto, pois desde feto seu bebê pode refletir quando nascer, coisas dessa época, interessante, não?! Se for muito difícil evitar esses sentimentos, procure sempre se distrair e relaxar com músicas clássicas e yoga, ou qualquer outra música mesmo.

-Não finja desejos. se controle para não fugir do padrão de nutrição, não é uma questão de estética, é questão de bem estar para você e seu bebê.

-Procedimentos de rotina médica:
Avaliações da tensão arterial e do peso;
Testes à urina;
Palpação abdominal para medir a altura do útero e verificar a posição e o tamanho do bebé;
Auscultação dos batimentos cardíacos fetais;
Exame às pernas para eventual detecção de varizes ou edemas (inchaços);
Exame ginecológico no início e no final da gravidez.
Logo na primeira consulta receberá o Boletim de Saúde da Grávida, que deverá levar sempre consigo quando for às consultas ou se tiver de recorrer ao serviço de urgência de um hospital.

-Alerta aos seguintes sintomas:
Hemorragia vaginal;
Perda de líquido pela vagina;
Corrimento vaginal com prurido (comichão), ardor ou cheiro não habitual;
Dores abdominais;
Arrepios ou febre;
Dor/ardor ao urinar;
Vómitos persistentes;
Dores de cabeça fortes ou contínuas;
Perturbações da visão;
Diminuição dos movimentos fetais.

-Fatores de risco:
Idade superior a 35 anos;
Consumo regular de álcool, tabaco ou outras drogas;
História familiar de malformações, Síndroma de Down, atraso mental ou outras doenças congénitas;
Doenças como hipertensão, diabetes, epilepsia, artrite reumatóide, problemas do coração, dos rins e da tiróide;
Infecções de transmissão sexual (sífilis, sida) ou outras, como a rubéola e a toxoplasmose;
Estar demasiado magra ou ter excesso de peso.

-Por enquanto só tenho essas experiências a lhes mostrar. Até as próximas.

Movimente-se

-Grávidas não devem ficar imóveis até as 12 semanas, elas devem pegar mais leve com exercícios e caminhadas, uns 20min já basta. Se você tem bastante preguiça como eu, procure sair pro shopping e andar, mas sem comer muita porcaria, ou ir até a padaria a pé. Se você tiver de pegar ônibus em tal parada, vá pegar ele umas 2 depois, dependendo da distância entre elas. Mas se a decida da parada até sua casa for mais ou menos esse tempo, ja é suficiente. É interessante que grávidas não fiquem muito tempo sentada nem em pé e ao sentar procurar manter a postura (é difícil), isso vai previnir as dores nas costas, na coluna, nas pernas.

-Fazer uma hidroginástica também é uma boa, ao informar a professora que você tem menos de 12 semanas, ela irá lhe recomendar exercícios mais leves.

-Yoga, é algo simples e muito relaxante e além de ter algumas academias de Yoga, ainda temos vídeos disponibilizados no youtube. Passados 12 semanas poderá incluir outros exercícios, os quais eu ainda não procurei saber.

-Todos esses cuidados e uma alimentação livre de gorduras, sal em excesso, muito açúcar, refrigerantes ajudarão você a sentir-se muito bem. Isso porque sua barriga não ficará grande a com flacidez e ainda ajudará a melhorar a respiração, principalmente a noite, os enjoos, vai lhe dar mais resistência, evitará de você se tornar uma grávida ou ex-grávida obesa ou com diabetes ou pressão alta, e além disso, o melhor: parto normal é muito melhor que cesária, pois não terão de cortar e marcar sua barriga, então todos esses procedimentos irão ajudar-lhes a ter uma dilatação melhor durante o parto, um parto mais rápido e menos doloroso!

E agora, como eu conto?



Passadas 3 semanas, ele dá a notícia aos pais dele que eu estou grávida. Fizemos exame BetaHCG no dia 27 para sabermos. Quando os pais dele souberam, ficaram chocados e eu fiquei mais ainda com medo da reação deles. Logo após tivemos uma conversa em família e tudo começou a tomar outro rumo. Foi uma conversa com muitas perguntas, mas as respostas eram bem simples: iríamos ter de casar e enfrenter as coisas daqui pra frente, pois não haveria mais como voltar atrás e aborto seria um crime para uma coisa que fio plantada com muito amor e não frustração. Além disso, eu tinha dificuldade pois tomava remédios para controlar a bulimia e anorexia e não oderia tomar anticoncepcionais, mas nessa época minha menstruação já estava regulada, pois eu tinha voltado a comer 2 meses antes, mesmo pouco mas comia, mas mantinha mesmo peso. Eu penso porque Deus eu vida, só ele dá e só ele tira, então se isso aconteceu, é porque ele tem algum propósito em minha vida.

-Sei que algumas de vocês que aconteceram isso e são novas como eu, devem estar aflitas por não saber o que fazer nem o que dizer, mas é sempre assim como me disseram, no começoé tudo difícil, depois é só alegria. É uma agonia pois depois da aceitação todos começam a se envolver, e comprar coisas para você e querem comprar tudo para seu bebê antes mesmo de saber o sexo.

-Vou lhes contar que não foi nada fácil contar a um por um da família, e olha que nem contei a todos, alguns souberam pela minha vó mesmo. Sim, sou criada com vó e minha mãe mora em SP e meu pai em Manaus. Minha vó ficou bastante surpresa, mas eu ja tinha amadurecido bastante e ela começou a ver em mim algo que não via a anos, vontade de viver e lutar pela vida e pelo meu futuro, mesmo com todas as dificuldades. Antes de contar, eu orava muito e chorava muitas vezes a noite por ficar nervosa e anciosa, ficava angustiada com medo, era algo estranho, e chorei mais ainda quando vim cair na real que estava gravida e todos ja teriam de saber aquelas alturas.no dia 31 de agosto eu vim para o Recife e dia 14 está prevista minha volta a Brasília.

- Já devem entender o porque do título do blog "don't stop me", "não me pare", pois nada além de Deus me parará daqui pra frente.

Como tudo começou


Em  Janeiro de 2010 passei uma temporada em SP. Logo em Março voltei a Recife. Estava eu falando com meu amigo Olavo, que insistia a mim jogar ASDA, um novo jogo da ongame, ele insistira desde ano passado. Foi então que eu comecei a jogar e nesse meio tempo conheci um cara do jogo, o Pertubado. ele no lvl 65 e eu no lvl 1, acabara de começar. Em uma conferência do skype, eu o conheci, ele ofereceu me ofereceu ajuda para aumentar de level. No começo quando ele não me conhecia, achava que eu era homem. 

-12 de abril de 2010, trocamos skype e passamos a nos comunicar mais, enfim ele tirou a ideia de que eu era homem. passávamos todas as madrugadas conversando e jogando, com passar do tempo começamos a criar um sentimento. Pensava eu: ah não, coisa de internet não dá pra mim. Tentei me afastar de todas as formas e não dava, eu sentia uma falta muito grande do Filipe. Todos os dias a gente conversava até que quando foi ficando mais e mais forte, eu resolvi que iria para Brasília vê-lo, mas foi um plano falho, 5 de junho a passagem comprada e minha família não deixou-me ir. Então ele resolveu que viria no dia 24 de junho, e veio. Eu inventei coisas para minha família que iria sair e voltar dia seguinte para uma festa. A gente passou essa noite juntos e foi daí que tudo começou, ele me pedira em namoro, foi lindo. No dia seguinte, a noite, resolvi levá-lo ate minha casa, foi bastante difícil. Pensei que iriam encanar por eu ter 18 anos e ele 30, fazendo 31 no dia 27 de agosto. Foi bem diferente, foi bastante tranquilo e não encanaram mesmo sendo coisa de internet.

- Eu levava uma vida muito preguiçosa no Recife, onde morava, só dormia, tomava banho, acordava e PC, mal comia, pois eu tinha anorexia, pesava 47kg.

-No dia 9 de Julho ele voltara a Brasília. Resolvemos então que eu deveria ir pra lá. eu tinha feito 4 testes e descobri que estava grávida. Dia 23 de Julho eu cheguei em Brasília.

-Nada foi sempre tão simples, e enfrenter minha família para falar tudo isso, menos simples ainda, mas como eu ja tinha 18 anos, eles falaram que não podiam me prender e só me desejavam felicidade e sucesso na vida, que eu não fosse me arrepender depois. Eles me falavam isso a cada segundo, e eu ficava mais e mais nervosa.